Aneurisma de Aorta

17 de janeiro de 2022

Autor: Dr. Daniel Augusto Rodrigues

O aneurisma de aorta é uma condição caracterizada por uma dilatação que excede 50% do diâmetro normal da aorta, que é a principal artéria do corpo. Quando se trata de um aneurisma de aorta torácica, essa dilatação ocorre em uma parte da aorta que passa pela região do peito, conhecida como área torácica. A aorta é o vaso sanguíneo vital que se origina no coração, estende-se pelo peito e segue em direção ao abdômen, onde se bifurca para fornecer sangue às pernas.

Essa condição é considerada grave, uma vez que a protuberância na aorta torácica pode enfraquecer e, sob a pressão normal do fluxo sanguíneo, pode romper. Isso, por sua vez, pode resultar em dores intensas e hemorragia interna potencialmente letal.

Esse aprimoramento oferece uma definição mais detalhada do aneurisma de aorta, destacando o perigo potencial da condição. Além disso, a estrutura do texto foi aprimorada para facilitar a compreensão do leitor.

Por que o aneurisma de aorta é perigoso?

O aneurisma de aorta é uma condição intrinsecamente perigosa devido a várias razões críticas. Primeiramente, a dilatação anormal da aorta resulta em um enfraquecimento das paredes arteriais, tornando-as mais finas e frágeis. Esse enfraquecimento aumenta significativamente o risco de ruptura da aorta, um evento que pode ser devastador. Em caso de ruptura, as consequências podem ser drásticas, com uma taxa de mortalidade que atinge alarmantes 80% dos casos.

Além disso, o aneurisma de aorta é frequentemente referido como uma “doença silenciosa” porque, em muitos casos, não apresenta sintomas evidentes. Isso significa que a condição pode passar despercebida e não diagnosticada até que ocorra uma ruptura, o que torna a situação ainda mais perigosa. Além da ruptura, um aneurisma de aorta pode desencadear outros problemas graves, como trombose, embolia, corrosão das vértebras da coluna e compressão de estruturas vizinhas. Essas complicações têm o potencial de causar sérias consequências para o organismo.

Portanto, é fundamental reconhecer a gravidade do aneurisma de aorta e tomar medidas preventivas e de acompanhamento médico para mitigar os riscos associados a essa condição perigosa.

Laser Transdérmico Em Brasília-DF

Quais os sintomas do aneurisma de aorta?

Os aneurismas de aorta têm uma característica notável: na maioria das vezes, eles são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas evidentes. Muitas vezes, a descoberta dessas dilatações anormais ocorre por meio de exames de rotina, como o ecoDoppler de aorta, que são realizados como parte da avaliação médica de rotina.

No entanto, quando os aneurismas da aorta se tornam sintomáticos, eles podem dar origem a uma série de sinais e sintomas preocupantes. Alguns dos sintomas associados a aneurismas aórticos incluem:

Para os aneurismas da aorta torácica, os sintomas podem incluir dor, tosse e sibilos, especialmente se o aneurisma estiver pressionando estruturas próximas.

É importante destacar que os aneurismas aórticos são particularmente perigosos quando ocorre uma ruptura. Isso pode resultar em dor extremamente intensa, que geralmente começa nas costas e se irradia para a região lombar e o abdômen. Outros sinais associados a uma ruptura de aneurisma incluem hipotensão arterial e, em casos graves, pode levar à morte.

Portanto, a conscientização sobre os sintomas e a realização de exames de diagnóstico regulares são cruciais para identificar precocemente e tratar aneurismas de aorta, especialmente antes que se tornem sintomáticos ou causem complicações graves.

Quais os fatores de risco?

Como diagnosticar o aneurisma de aorta?

A principal forma de diagnóstico ocorre nos check-up anuais através do ecoDoppler de aorta. Outros exames de imagem como, a tomografia e a ressonância magnética também podem ser utilizadas.

Todos pacientes precisaram tratar o aneurisma?

Não. De maneira geral, apenas aneurismas maiores que 5 cm ou que estejam aumentando rapidamente devem ser tratados.

Como é o tratamento do aneurisma de aorta?

O tratamento tem avançado muito, sendo as técnicas endovasculares, com a colocação de endoprótese, o tratamento menos invasivo. Mas, alguns pacientes ainda se beneficiam da cirurgia.

Como prevenir?

Se você faz parte do grupo de risco, ou apresenta qualquer dor ou suspeita de aneurisma, agende uma consulta.

E lembre-se:

Ame-se, Cuide-se! Só assim você poderá cuidar melhor daqueles que te amam.

Últimas do AngioBlog

Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial

No Brasil, a hipertensão arterial é uma condição de saúde que afeta milhões de pessoas e representa um desafio para…

LER MAIS
Mulher de salto tocando as pernas.

Seu trabalho está prejudicando sua saúde vascular? Como saber?

O ritmo acelerado do dia a dia muitas vezes nos leva a dedicar longas horas ao trabalho, o que pode…

LER MAIS

Dia Mundial da Atividade Física: a importância para a saúde vascular!

O sedentarismo – um dos grandes vilões da saúde em todo o mundo – tem despertado grandes preocupações devido aos inúmeros problemas…

LER MAIS

Recomendados do AngioBlog

Telangiectasia em coxa de mulher.

Telangiectasias: O que são, Causas, Sintomas e Tratamento

As telangiectasias – também conhecidas como “vasinhos”, “varicoses” ou “aranhas vasculares” – são uma condição vascular superficial, que pode surgir independentemente…

LER MAIS
Médica conversando com idosa.

Cirurgia Para Varizes: Como Funciona e Vantagens

A cirurgia para varizes é uma forma de se tratar o problema – procedimento pelo qual se faz a remoção da…

LER MAIS
Laser transdérmico para varizes: principais dúvidas sobre tratamento

Laser transdérmico para varizes: principais dúvidas sobre tratamento

O Laser Transdérmico representa uma revolução no tratamento de varizes, condição que afeta oito em cada dez pessoas com mais…

LER MAIS

Somos norteados pelo altruísmo, honestidade, integridade, trabalho em equipe, justiça e pela autonomia na busca em oferecer a melhor experiência ao paciente.

Endereço

SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Andar 0, Sala 11, L2 Sul, Brasília DF. CEP 70200-740

Segunda a sexta – 8h as 18h
Sábados - 8h as 12h
Powered By:
Resultados de exames