• Dr Daniel Rodrigues

Atividade Física e Varizes


A vida agitada das grandes cidades, transito intenso e profissões que exigem longos períodos em posições estáticas, em pé ou sentado, são fatores de risco para doenças cardiovasculares. A pratica de Atividade Física além de contribuir para redução do risco de morte por doenças cardiovasculares, melhora a autoestima, bem-estar e ajuda na prevenção de de Varizes.


Quem tem Varizes pode fazer Atividade Física?

Sim, quem tem Varizes deve praticar esportes.


E como a Atividade Física ajuda prevenir as Varizes?

A Atividade Física promove a melhora do tônus muscular das pernas, levando ao aumento da capacidade de bombeamento de sangue, reduzindo a pressão dentro das veias das pernas. Com isso, reduz a incidência e progressão de Varizes e dos sintomas, como: dor, peso, cansaço, câimbras e edema.


Como escolher uma modalidade de Atividade Física?

Iniciar e manter uma rotina de atividade física para quem está sedentário não é uma tarefa fácil. Portanto, ela deve ser escolhida dentre aquelas que tragam mais prazer, bem-estar e que se adaptem ao dia a dia.

Outra dica, é estipular pequenos objetivos que sejam fáceis de serem atingidos. Isso estimula a manutenção da atividade física.


Quais são os Exercícios Físicos mais indicados?

As praticas mais indicadas são aquelas que exercitam as pernas, como: caminhada, corrida, musculação, dança, bicicleta, pilates e hidroginástica.

Optar por exercícios que tenham baixo impacto nas articulações, como hidroginástica e corrida dentro da água é uma boa escolha, principalmente, para aqueles que tenham problemas articulares.


Quais Exercícios Físicos devem ser evitados?

Não existem exercícios que levem às Varizes. É a intensidade da atividade física que é a responsável pela piora quadro clínico. Por exemplo, a pratica do fisiculturismo.


É necessário tratar as Varizes para fazer Atividade Física?

Não. Porém, caso haja Varizes é necessário o acompanhamento com um Cirurgião Vascular, pois é uma doença progressiva e que é fator de risco para Trombose.


Em caso de dúvidas, agende sua consulta!

E lembre-se:

Ame-se, Cuide-se! Só assim você poderá cuidar melhor daqueles que te amam.