Calor e o Inchaço nas Pernas

Chegamos a Setembro, quando o calor e a secura predominam e maltratam nosso corpo. Período em que muitas de vocês observam retorno ou piora do edema (inchaço) nas pernas.

Mas, você já se perguntou o tem haver o clima mais quente com o inchaço nas pernas?

O sistema circulatório está intimamente relacionado à regulação da temperatura corporal. Em dias frios, nosso sistema circulatório periférico reduz o fluxo sanguíneo conservando o calor corporal. Já nos dias quentes, aumenta a circulação nas extremidades - sendo observado a pele com um tom avermelhado - perdendo calor para o ambiente.

E o que tem isso haver com o inchaço nas pernas? Com a vasodilatação e aumento de fluxo sanguíneo nas pernas, aumenta-se a porosidade vascular e maior quantidade de água se desloca para fora das veias. Quando a capacidade de absorver esses líquidos é ultrapassada, eles se acumulam e nós observamos isso como edema (inchaço).

Você pode estar se perguntando: Por que isso geralmente ocorre a tarde e a noite? Porque a gravidade dificulta o recolhimento da água, logo longos períodos sentado ou em pé facilitam o surgimento do edema que melhora após uma boa noite de sono.

E as varizes podem facilitar o edema? Sim. Com retorno do sangue dificultado pela presença das varizes, o processo de recolhimento dos líquidos é prejudicado. Logo, com mais um fator pendendo a balança para o acumulo dos líquidos nas regiões periféricas, o inchaço piora, vindo junto sintomas como dor, peso e cansaço.

E o que posso fazer para aliviar os sintomas?

- Mantenha a hidratação;

- Evite alimentos inflamatórios, como gorduras, embutidos, refrigerantes...

- Tenha pequenos períodos deitada e com as pernas discretamente elevadas;

- Faça atividade física;

- Se indicado, use as meias elásticas.

Além disso, manter sua saúde vascular em dia não é só estética, é saúde. Faça seu check-up vascular anualmente e trate suas varizes.

Previna-se! Divulgue esse post com familiares e amigos!


Venha conferir, marque sua consulta!

E lembre-se! Ame-se, cuide-se! Só assim você poderá cuidar melhor daqueles que te amam!