Mitos e Verdades sobre Varizes



1- Varizes podem causar Trombose?

Verdade. Varizes aumentam o risco de Tromboflebite (Trombose Superficial) e Trombose Venosa Profunda pelas anormalidades causadas ao fluxo sanguíneo.


2- Varizes podem causar alguma complicação grave?

Verdade. Varizes aumentam a chance de Trombose Venosa Profunda. Com isso, existe o risco de Embolia Pulmonar que é uma doença potencialmente fatal. Além disso, principalmente em idosos, existe o risco de hemorragia por ruptura das varizes.


3- Existem Varizes internas?

Mito. Esse termo não é utilizado, pois o que existem são varizes que podem acometer diversos compartimentos do corpo, inclusive regiões profundas em relação à pele.


4- Depilação pode causar Varizes?

Mito. Depilação não causa varizes. O que pode causas varizes são os traumas - pancada na pele - que podem estar relacionados ao surgimento de pequenos vasos - telangiectasias (vasinhos).


5- Cruzar as pernas ao sentar pode causar Varizes?

Mito! Muito comum nos consultórios por levar à parestesia (formigamento) das pernas após longos períodos nessa posição.


6- Atividade Física pode causar Varizes?

Meia verdade. Mito para a maioria dos exercícios físicos, como musculação de baixa e moderada intensidade, caminhada, corrida, pilates, hidroginástica, treino funcional, spinning, pedalar e natação. E verdade para atividade física como o fisiculturismo pelo aumento da pressão abdominal e uso de cargas elevadas.


7- Obesidade causa Varizes?

Verdade. Existe o aumento da pressão abdominal com compressão dos vasos sanguíneos abdominais dificultando o retorno do sangue, levando a formação de varizes.


8- Usar roupas justas causa Varizes?

Mito!

9- Salto alto causa Varizes?

Mito. Não há relação entre o uso de salto alto e varizes.


10- Crianças e Adolescentes podem ter Varizes?

Verdade. Os adolescentes, principalmente as meninas, são acometidos quando iniciam a puberdade. Já em crianças menores de 12 anos as varizes são incomuns e quando existem podem estar relacionadas à hemangiomas “Má formação artério-venosa”.