O que é Trombose?



Demonstra um coágulo ocluindo um vaso sanguíneo.

Apesar de vivermos um momento em que muito se fala sobre trombose, a maioria das pessoas não sabem realmente o que é uma trombose.

E você sabe o que é trombose?

Para facilitar, deixa eu explicar para que serve um coágulo. O coágulo é uma espécie de rolha (sangue empedrado) que se forma pelas estruturas microscópicas do sangue quando um vaso sanguíneo (artéria ou veia) é lesionado.

E para que serve essa rolha?

A finalidade do coágulo é ocluir a lesão (buraco) e evitar que o sangue saia da corrente sanguínea. Caso contrário, sangraríamos até morrer.

Mas, e a trombose?

A trombose ocorre quando o coágulo se forma sem que haja uma finalidade ou benefício para a pessoa, ou seja, sem que seja para evitar um sangramento.

E por que isso ocorre?

Por muitos fatores, como: o covid-19 lesiona o interior dos vasos sanguíneos expondo estruturas que estimulam a formação dos coágulos; hormônios (estrógenos), câncer, cirurgias, envelhecimento, infecções e as trombofilias (alterações genéticas ou adquiridas) desequilibram o sistema de coagulação facilitando o surgimento dos coágulos; as imobilizações em cirurgias de joelho e quadril, em que a própria cirurgia é um estimulo, e as varizes fazem com que o sangue circule mais devagar o que facilita a formação da trombose.

E por que devemos nos preocupar com a trombose?

Porque ela pode ocluir vasos importantes, alterando a circulação local e deixando sequelas. Além disso, se o coágulo se soltar ele pode ser levado aos pulmões ocasionando a embolia pulmonar que impede que o sangue seja oxigenado. Caso a embolia pulmonar seja extensa, pode levar a morte.


Saiba mais sobre Trombose em https://www.iacv.med.br/post/trombose-venosa


Previna-se! Divulgue esse post com familiares e amigos!

Em caso de dúvidas, marque sua consulta!


E lembre-se! Ame-se, cuide-se! Só assim você poderá cuidar melhor daqueles que te amam!