Por que as varizes doem?


Você já parou pra pensar em como o sangue volta ao coração? Como vence a gravidade? As alterações do retorno do sangue estão relacionadas ao surgimento das varizes e seus sintomas.


As veias apresentam pequenas válvulas que direcionam o sangue apenas em uma direção, a do coração. Quando essas válvulas ficam doentes ou são destruídas, o sangue passa a seguir nos dois sentidos. Mas, quando estamos sentados ou em pé, o sangue segue o caminho inverso e se acumula nas pernas. Isso causa o aumento da pressão nas paredes das veias que dilatam e ficam tortuosas, e assim surgem as varizes. Com o passar dos anos, o aumento da pressão faz com que outras válvulas não suportem e sejam destruídas resultado no aumento das varizes.


Então, por que as varizes doem? Elas doem porque a dilatação das veias gera dor. Além disso, ao longo do dia o sangue e outros líquidos acumulam nas pernas o que gera peso e com isso, vem o cansaço. É como se ao final do dia tivéssemos nas pernas uma caneleira (tornozeleira) com alguns quilos. Já pela manhã, como passamos a noite deitados e não sofremos a influência da gravidade, quase não há sintomas.

Em caso de dúvidas, marque sua consulta!


E lembre-se:

Ame-se, Cuide-se! Só assim você poderá cuidar melhor daqueles que te amam.