Por que as Varizes doem?


Para entender por que as varizes doem temos que saber o que são as varizes. Elas são veias que deveriam drenar o sangue para que retorne ao coração, mas que estão doentes e perderam essa função. Isso ocorre pela destruição das válvulas que direcionam o sangue ao coração, para que organismo vença a gravidade (conforme a foto ao lado).

Mas, o que o fluxo de sangue tem haver com a dor?

Quando estamos em pé ou sentados, a gravidade interfere no fluxo sanguíneo das varizes fazendo com que o sangue flua no sentido contrario, afaste-se do coração. Com isso, o sangue acumula-se nas varizes, aumentando a pressão interna e dilatando-a. E é a dilatação venosa que gera a dor no trajeto das varizes e consequentemente, por estar mais pesada pelo acúmulo de sangue, o peso e o cansaço.

Com o passar dos meses e anos, o acumulo de sangue por causa das varizes gera o inchaço (edema) já que o recolhimento dos líquidos corporais locais não ocorre de maneira eficaz. E o inchaço leva inflamação local, sendo percebido pelas pacientes pela dor ao toque, tornando uma massagem ou drenagem linfática dolorosa.

A melhor maneira de evitar a perda da qualidade de vida e o bem estar, além de manter a autoestima, é consultar rotineiramente com um Angiologista e Cirurgião Vascular e realizar o tratamento precoce das varizes.

Saiba mais sobre Varizes em https://www.iacv.med.br/post/varizes


Previna-se! Divulgue esse post com familiares e amigos!

Em caso de dúvidas, marque sua consulta!


E lembre-se! Ame-se, cuide-se! Só assim você poderá cuidar melhor daqueles que te amam!