Tratamento de Safena à Laser

Muitos se lembram que o tratamento de varizes tinha um período de pós operatório de muita dor e desconforto, com longos dias com as pernas elevadas e quase sem poder caminhar, além de estar associado a complicações frequentes.

Quero lembrar que o refluxo da veia safena é a principal causa de varizes e de sintomas, como peso, cansaço, edema, câimbras e queimação nas pernas, além de estar associada à flebite, erisipela e trombose venosa profunda.

Na técnica tradicional ou striping corta-se a pele para acessar a veia safena, passar um fleboextrator (cabo de aço) por dentro da veia seguido do arrancamento da mesma e dos pontos para fechamento.

Isso mudou nos últimos anos. E a mudança está na evolução das técnicas de tratamento com mais tecnologia e refinamento dos métodos. E a grande evolução foi a termoablação de veias com o laser ou endolaser.


E como é essa técnica?

Nessa técnica, a anestesia poderá ser até local, sendo que a veia safena será acessada por uma punção venosa (com agulha) guiada por um ultrassom, seguido da introdução de uma fibra óptica até a região que queremos tratar. Em seguida, o laser é ativado gerando aumento da temperatura local (até 120 graus), queimando a parede da (todo o procedimento é acompanhado pelo ultrassom), destruindo veia, transformando em uma cicatriz. A ação do laser é limitada, ou seja com mínimos danos aos tecidos vizinhos à veia. Além disso, como vocês perceberam, não existem cortes e nem a necessidade de pontos. Realizado o curativo e vestido as meias de compressão, a paciente pode caminhar imediatamente se realizada anestesia local.



Quais as Principais Vantagens do laser - Endolaser?

Muitas pacientes ainda tem dúvidas sobre qual o melhor método para tratar a safena. Seguem as das principais vantagens do tratamento a Laser listadas pelos médicos Angiologistas e Cirurgiões Vasculares de Brasília:

– Tratamento minimamente invasivo;

– Não é necessário cortes / pontos;

– Menos dor;

– Menos hematomas;

– Menos edema (inchaço);

- Menos complicações;

– Caminhada precoce;

– Retorno precoce a atividade física;

– Retorno precoce ao trabalho;


Tenho varizes, será que posso ser submetida a esse tratamento?

Depende. Primeiro é necessário que você passe por uma avaliação de um cirurgião vascular e seja realizado um ecoDoppler de alta definição das pernas para mapeamento venoso e planejamento do tratamento. Vale lembrar que nem todas as alterações de veia safena são indicação de tratamento. Um planejamento minucioso é fundamental para o sucesso do tratamento.


Após o Tratamento com Endolaser, qual o tempo de repouso?

O tempo de repouso é relativo, dependendo principalmente da quantidade de Varizes a serem tratadas e da atividade laboral da paciente. Na maioria dos casos, o tempo para retorno ao trabalho e as atividades físicas é significativamente menor, sendo liberado após 5 a 7 dias.

.

Após o Endolaser é Necessário Utilizar Meias Elásticas?

Sim, elas reduzem a dor e aumetam o conforto no pós-operatório. Outra mudança é a redução do tempo de uso das meias de compressão, sendo reduzido de 30 dias para 7 a 10 dias o que será decidido no retorno - 7 dias.



Venha conferir, marque sua consulta!
E lembre-se:
Ame-se, Cuide-se! Só assim você poderá cuidar melhor daqueles que te amam.