Trombose Venosa

O que é a Trombose Venosa Profunda (TVP)? É a formação patológica de um coágulo em uma veia do sistema venoso profundo.


Quais são os Principais Fatores de Etiológicos da Trombose? As principais causas de trombose fazem parte da Tríade de Virchow: – Lesão do endotélio (parede interna da veia); – Estase venosa (fluxo sanguíneo lento); – Hipercoagulabilidade (desequilíbrio no sistema em favor da coagulação).


Quais são os Fatores de Risco para Trombose? – Imobilização de membro; – Paciente acamado; – Idade acima de 40 anos; – História familiar de trombose; – Trombose prévia; – Anticoncepcional oral; – Terapia de reposição hormonal; – Gravidez e puerpério (pós-parto);

- Varizes; – Obesidade; – Cirurgias; – Câncer; – Tabagismo; – Viagens Longas; – Trombofilias.


Quais os Principais Sintomas de Trombose? Em geral, os sintomas tem o inicio súbito ou há uma mudança no padrão dos sintomas pré-existentes, como: – Edema (inchaço); – Dor nas pernas; – Sensação de aumento e endurecimento da musculatura; – Escurecimento da pele; – Aumento do calibre das veias e varizes.


A Trombose pode ocorrer em qualquer lugar do corpo?

Sim, pode ocorrer em quaisquer veias, como: cerebrais, intestinais, oculares, entre outras. Porém, as regiões mais acometidas são os membros inferiores.


Como é feito o Diagnóstico de Trombose? O principal exame é o ecoDoppler venoso que possibilita visualizar o trombo.

Outros exames podem ser necessário, como: – Dímero D; – Tomografia computadorizada; – Ressonância magnética.


Como é realizado o Tratamento da Trombose? A maioria dos casos é tratada com medicações anticoagulantes, repouso por alguns dias e uso de meias elásticas. Saiba mais em Trombose: como é o tratamento.


Quanto Tempo Usarei o Anticoagulante? Pode variar entre 3 meses até de maneira perene (sem previsão para suspensão).


Existe Risco em Usar Anticoagulante? Sim, porém, as medicações estão mais seguras e o risco em não tratar a trombose é muito superior aos riscos da medicação.


É necessário Cirurgia para Tratar a Trombose? Ela raramente é necessária, sendo indicada para casos muitos selecionados, pois o tratamento clínico é eficaz e de baixo risco.


A Veia Acometida pela Trombose Voltará a Funcionar? Em cerca de 30% dos casos, a veia acometida não terá sequelas. O restante dos casos podem ter desde sequelas simples até a oclusão da veia.


E como Ficará a Circulação se a Veia Permanecer Ocluída pela Trombose?                           O retorno venoso (retorno do sangue) será compensado pela vasta circulação colateral da região.


E Como Evitar a Trombose? – Ter Hábitos de vida saudáveis; – Praticar atividade física; – Evitar o tabagismo;

- Controle do peso; – Em caso de cirurgias, seguir as orientações médicas; – Em caso de viagens longas leia (Trombose em Viagens Longas).


Em caso de dúvidas, marque sua consulta!


E lembre-se:

Ame-se, Cuide-se! Só assim você poderá cuidar melhor daqueles que te amam.