Trombose Sintomas e Tratamento

Uma Erisipela (infecção) na perna, pode estar associada a uma Trombose Venosa Profunda?

Sim, é possível e infelizmente mais comum do que imagina.


A Erisipela é uma infecção cutânea em que as pernas são as mais atingidas, a partir de ferimentos como picadas de insetos e micoses o que permite a proliferação de bactérias.


Mas em outros casos, a Erisipela pode vir a ser o principal diagnóstico diferencial de Trombose.




E um câncer? Qual a relação com a Trombose?


O câncer por si só é uma doença trombogênica (que favorece o aparecimento de Trombose). Estima-se que até 10% dos casos de Trombose espontânea estejam associados ao câncer.


Qualquer tipo de câncer pode facilitar o surgimento de Trombose?

Sim, mas o tipo e o estágio do câncer influenciam na frequência e na gravidade em que isso ocorre. Outros fatores associados ao câncer também favorecem a trombose: quimioterapia, cirurgia, idade avançada e imobilização.


E como desconfiar que estou com uma Trombose?

Os principais sintomas de uma Trombose são edema, dor, aumento do calibre das veias, sensação de endurecimento da musculatura e escurecimento da pele. Mas, infelizmente, muitos casos tem sintomas discretos ou são assintomáticos.


Além do câncer, quais são os outros fatores de risco para Trombose?

– Mobilidade reduzida;

– Imobilização de membro;

– Permanecer acamado;

– Idade acima de 40 anos;

– História familiar de trombose;

– Trombose prévia;

– Anticoncepcional oral;

– Terapia de reposição hormonal;

– Gravidez e puerpério (pós-parto);

– Obesidade;

– Cirurgias;

– Tabagismo;

– Viagens Longas;

– Trombofilias.


Trombose pode ocasionar a Embolia Pulmonar? Como?

Sim, é o principal causador de Embolia Pulmonar que é a primeira causa de morte evitável em pacientes internados. Em geral, a partir de uma Trombose nos membros inferiores, o coágulo se solta da parede da veia, sendo transportado pelo sangue até o pulmão onde obstrui a passagem do sangue que seria oxigenado, podendo levar o paciente a morte por asfixia.


Este post busca alertar a todos sobre a importância do diagnóstico precoce, e do acompanhamento da saúde vascular junto ao Angiologista.


Se já fez seu Check-up anual com o especialista Angiologista, fique atendo às dicas de saúde e qualidade de vida. Se não o fez, aproveite o momento para olhar para si, dedicando tempo para a saúde.


E conte com nosso canal tira dúvidas e marcações: WhatsApp: 983012422

São mais de 40 planos de saúde para facilitar diagnóstico. Não vale a pena adiar!


#trombose #dor_nas_pernas #ferida_nas_pernas #angiologia #doença_vascular #saúde_vascular #instituto_iacv #clinica_iacv #urgência_trombose #urgência_vascular


Clínica IACV Brasília:

Atenção aos cuidados em Angiologia e Saúde Vascular,

Incluindo tratamento de vasos, vasinhos e varizes, exames e cirurgias vasculares.

Marque aqui sua consulta! São mais de 40 planos de saúde, com atendimento de emergência na clínica, ou telemedicina, durante este período de combate ao Covid-19.

E se tiver qualquer dúvida relacionada, comente abaixo, que estamos atentos à ampliar o conhecimento e informação de todos!

Conheça nossos médicos!