Trombose: como é o tratamento


Inicialmente, devo lembrar que a formação de um coágulo ocorre para ocluir um corte ou furo que por quaisquer motivos ocorreu em uma veia, evitando um sangramento.

Já a trombose é uma doença em que a formação de um coágulo ocorre em uma veia saudável ou que não tenha sofrido qualquer trauma.

Deve-se iniciar o tratamento assim que for diagnosticada a trombose.


Quais são os remédios utilizados no tratamento da trombose?

Os medicamentos utilizados são os anticoagulantes.


Qual a função dos anticoagulantes?

Eles interferem no processo de coagulação, tornando-se difícil e muitas vezes, impossível a formação do coágulo. Com isso, o anticoagulante impede que a trombose aumente e estabiliza o coágulo a fim de evitar a embolia pulmonar.


Pergunta frequente no consultório é se o anticoagulante afina o sangue? Não, afinar ou engrossar o sangue está relacionado a viscosidade sanguínea (quantidade de água e particular presentes no sangue) e não ao processo de coagulação.


Quais os principais tipos de anticoagulantes?

- Anticoagulantes injetáveis: o principal medicamento é a enoxaparina que é utilizada principalmente em pacientes internados e em gestantes.

- Anticoagulantes orais: os principais medicamentos são a varfarina e a rivaroxabana.

A varfarina inibi a vitamina K, sendo cada vez menos frequente o seu uso, pois é influenciada pela alimentação e necessita de acompanhamento com exames laboratoriais frequentes para avaliar a eficácia.

Já a rivaroxabana trouxe a praticidade de não precisar de controles laboratoriais, sendo eficaz e segura quando comparadas aos outros medicamentos disponíveis.


Quanto tempo é o tratamento para trombose?

Depende. Pode variar de 3 meses ao tratamento perene (indefinido).

A duração do tratamento dependerá tanto das possíveis causas (cirurgia, trombofilia, Covid-19...), trombose ou embolia prévia, localização da trombose e até dos riscos de sangramentos.


O anticoagulante destrói o coágulo?

Não. Ele estabiliza o coágulo. Isso possibilita que enzimas presentes no nosso corpo dissolvam o trombo, processo chamado de trombólise.


E a cirurgia para tratamento da trombose?

Raramente é necessária. O tratamento conservador com os anticoagulantes mostraram eficácia superior ao cirúrgico e com muito menos complicações. Apenas em alguns casos pode ser necessária a cirurgia e a trombólise medicamentosa, como tromboses muito extensas e centrais.


Posso iniciar ou para a medicação por conta própria?

Não. O acompanhamento em clínica de angiologia e cirurgia vascular é fundamental. Os anticoagulantes podem levar a complicações importantes e até fatais. Logo, seu uso deve ser criterioso. Já a suspensão da medicação em um momento errado pode resultar em uma nova trombose e até embolia pulmonar.


Quais outras orientações para tratamento da trombose?

Inicialmente, pelos riscos de embolia pulmonar, deve-se evitar a atividade física e iniciar o uso de meias elásticas de compressão. Períodos com o membro acometido discretamente elevado pode ajudar a aliviar os sintomas. Medicações como os venotônicos também podem ser necessários para reduzir o peso e o edema.


Este post busca alertar a todos sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce das doenças vasculares. Faça acompanhamento da saúde vascular junto ao Angiologista e Cirurgião Vascular.


E conte com nosso canal tira dúvidas e marcações: WhatsApp: 983012422

São mais de 40 planos de saúde para facilitar diagnóstico. Não vale a pena adiar!


#trombose #dor_nas_pernas #ferida_nas_pernas #angiologia #doença_vascular #saúde_vascular #instituto_iacv #clinica_iacv #urgência_trombose #urgência_vascular #dor_nas_pernas


Clínica IACV Brasília:

Atenção aos cuidados em Angiologia e Saúde Vascular,

Incluindo tratamento de vasos, vasinhos e varizes, exames e cirurgias vasculares.

Marque aqui sua consulta! São mais de 40 planos de saúde, com atendimento de emergência na clínica, ou telemedicina, durante este período de combate ao Covid-19.


Conheça nossos médicos!