Vacina da AstraZeneca - Devo me vacinar?


Nas últimas semanas, tem sido muito frequente as dúvidas sobre os risco de eventos tromboembólicos após vacina distribuída pela Fiocruz - AstraZeneca.

Quais os riscos de trombose após a vacina? Quem já teve trombose, tem risco aumentado de um novo evento após a vacina? Estou utilizando medicamento anticoagulante, tenho risco de trombose?


É importante lembrar que a vacina é nova e que o seguimento dos pacientes após a sua comercialização é fundamental para avaliar a incidência de complicações. A vacinação em massa da população possibilita o aparecimento de algumas complicações mais graves, mas que são raras.


Segundo estudo realizado pela Universidade de Oxford - Cerebral venous thrombosis and portal vein thrombosis: a retrospective cohort study of 537,913 COVID-19 cases realizado pelos pesquisadores Maxime Taquet, Masud Husain, John R Geddes, Sierra Luciano e Paul J Harrison – o risco de trombose venosa cerebral após a Covid-19 é aproximadamente de 8 a 10 vezes maior que o relatado para as vacinas, e cerca de 100 vezes maior que a taxa da população em geral.


Ainda não existem dados que demonstrem quais os fatores de risco para a trombose após a vacina da AstraZeneca. Logo, não existem restrições para o uso da vacina da AstraZeneca em pacientes que já tiveram trombose ou que estejam utilizando anticoagulantes. Para os pacientes que estejam utilizando anticoagulantes, deve haver um cuidado na aplicação da vacina, pois pode haver a formação de hematoma no local.


Não há nenhum medicamento ou vacina que seja isento de risco, inclusive de eventos letais. O que deve ser avaliado é o risco benefício da vacina. No cenário atual, todas as evidências demonstram que a vacina é segura, principalmente quando comparada aos riscos proporcionados pela doença provocada pelo Covid-19, já que essa também ocasiona eventos como a trombose venosa e arterial.


A única restrição foi publicada pela Anvisa na noite do dia 10/05/2021, com a suspensão imediata do uso da vacina da AstraZeneca para gestantes, seguindo a bula da vacina.


Vacine-se!


Em caso de dúvidas, marque sua consulta!


E lembre-se:

Ame-se, Cuide-se! Só assim você poderá cuidar melhor daqueles que te amam.