Varizes é apenas um problema estético?

Apesar de muitas pacientes procurarem o consultório apenas por receio em mostrar as pernas, as varizes estão relacionadas com inúmeros agravos à saúde.

Em primeiro lugar, as varizes estão associadas a redução importante da qualidade de vida. Podem causar sensação de peso, cansaço, coceira, câimbras e as vezes até um edema (inchaço) nas pernas, que geralmente acontece ao final do dia. Com a evolução do quadro, a paciente passa a ter dor ao toque, muitas vezes não suportando uma massagem.

Em seguida, podem surgir as úlceras venosas que assim como o edema, facilitam infecções de pele como erisipela e celulite.

Além disso, as rupturas das varizes podem causar hipovolemia por hemorragia, quadro potencialmente grave pela perda sanguínea.

E por último, aumentam o risco de tromboses superficiais que podem evoluir para trombose venosa profunda e embolia pulmonar que é potencialmente fatal.

Dentro de uma rotina de casa, trabalho e filhos, as vezes, o cuidar de si, fica para depois. Por isso, fique atenta aos sintomas.

Varizes não são apenas um problema estético.


Previna-se! Divulgue esse post com familiares e amigos!

E lembre-se! Ame-se, cuide-se! Só assim você poderá cuidar melhor daqueles que te amam!