Varizes e Musculação

A atenção às Varizes, Vasos e Vasinhos diz respeito à estética, mas muito mais que isso, à Saúde Vascular. Vamos entender melhor, e orientar a todos que amamos!


Homens e Varizes:

Tem sido cada vez mais comum casos de homens com varizes, no consultório. Um em cada 5 homens terá doença venosa, sendo as varizes as mais recorrentes, ao longo da vida!


E eles apresentam quadros mais avançados que as mulheres, quando chegam aos consultórios.

Assim, caso apresente dor e cansaço nas pernas, ardência, queimação ou câimbras, é preciso procurar o médico especialista.


Quem tem Varizes pode fazer musculação?

Sim. As varizes não são contraindicação para a pratica de musculação. Ela deve ser realizada com intensidade leve a moderada e em acompanhamento por educador físico.


Como a musculação previne Varizes?

A musculação previne varizes porque melhora da capacidade funcional da musculatura das pernas já que é a bomba muscular que impulsiona o sangue para retornar ao coração quando a pessoa encontra-se em pé ou sentado. Com isso, reduz a pressão venosa e distensão das paredes das veias, reduzindo os danos e formação de varizes.


Mas, dizem que musculação pode ocasionar Varizes, é verdade?

De maneira genérica pode-se falar que musculação pode ocasionar varizes, mas isso ocorre quando a musculação é realizada com alta intensidade, como a praticada por fisiculturistas. Isso porque a utilização de cargas elevadas leva ao aumento excessivo da pressão abdominal, resultando em dano ao sistema venoso e consequentemente varizes.


Tenho Varizes, devo procurar o Cirurgião Vascular antes de iniciar a pratica de musculação?

Sim. Indica-se a procura do cirurgião vascular assim que o paciente observe a presença de varizes. A avaliação precoce pode resultar em tratamentos menos invasivos e onerosos.


Em caso de dúvida, marque uma consulta.



Clínica IACV Brasília:

Atenção aos cuidados em Angiologia e Saúde Vascular,

Incluindo tratamento de vasos, vasinhos e varizes, exames e cirurgias vasculares.

Marque aqui sua consulta! São mais de 40 planos de saúde, com atendimento de emergência na clínica, ou telemedicina, durante este período de combate ao Covid-19.

E se tiver qualquer dúvida relacionada, comente abaixo, que estamos atentos à ampliar o conhecimento e informação de todos!

Conheça nossos médicos!

Contatos

Você tem alguma pergunta ao Dr.?

(61) 98301-2422



 (61) 98301-2422



 iacv@iacv.med.br



SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Sala 11,

L2 Sul,  Asa Sul, Brasília DF.

CEP 70.200-740,

Em respeito aos nossos pacientes e pensando na segurança de todos, nós do IACV, oferecemos tanto atendimento presencial, seguindo todas as recomendações sanitárias relacionadas ao Covid, quanto atendimento em telemedicina, como forma de triagem, a critério do paciente.