Varizes são perigosas?

Será que é apenas um problema estético? Varizes causam trombose?


A maioria das pessoas acredita que as varizes são apenas um problema estético.

Realmente, as varizes são um dos principais problemas estéticos que acometem a mulher. No Brasil por ser um pais tropical e com um longo litoral, a doença se torna evidente e faz com que um grande número de mulheres procure tratamento.

Mas, a verdade é que variz é uma doença crônica e que pode evoluir se não tratada.

Evoluir para que?

O principal problema ocasionado é a perda de qualidade de vida. Apesar de não ocasionar nenhum perigo aos pacientes, o peso, cansaço, queimação, inchaço e as câimbras que acometem as pacientes ao final do dia, influência na qualidade do trabalho e na convivência familiar, além de se relacionar com doenças como a depressão e a fibromialgia.

E as varizes podem romper? Sim, com a evolução das varizes, podem ocorrer dilatações tão próximas a pele que quaisquer pequenos traumas podem levar a ruptura da veia e gerar sangramentos que se não ocluídos podem até ser fatais.

Tema muito discutido nos dias atuais pelos riscos à saúde é a trombose. E as varizes aumentam o risco de trombose? Sim, as varizes, principalmente quando muito dilatadas, favorecem a redução do fluxo sanguíneo (estase venosa) e com isso aumenta o risco de tromboflebite que pode evoluir para uma trombose venosa profunda, estando relacionada a perigosa embolia pulmonar.

As infecções de pele como a erisipela também estão relacionadas aos casos mais avançados de varizes. Isso porque a inflamação ocasionada pelas inchaço na região dos tornozelos facilita infecções, sendo que a erisipela está relacionada a um número considerável de internações em idosos.

E por fim, as varizes podem causar a insuficiência venosa crônica. Doença que pode evoluir para o surgimento de úlceras na região do tornozelo que além de causar incomodo e mal-cheiro, pode ser porta de entrada de infecções.

Com diagnóstico fácil pelo ecoDoppler vascular e com inúmeros tipos de tratamento de varizes, tanto cirúrgico quanto em consultório, não se justifica deixar as varizes progredirem causando incomodo e colocando sua vida em risco.

Procure um angiologista ou cirurgião vascular.


Previna-se! Divulgue este post para familiares e amigos!

Venha conferir, marque sua consulta!


E lembre-se:

Ame-se, Cuide-se! Só assim você poderá cuidar melhor daqueles que te amam.