Varizes voltam?

Dr, varizes podem voltar? Talvez essa seja a pergunta mais frequente nos consultórios de angiologia e cirurgia vascular. E a resposta é não, mas infelizmente, podem surgir novas varizes ao longo da vida.

E por que podem surgir novas varizes? Quero lembra-las que varizes se trata de uma condição ou doença crônica em que diversos fatores podem acelerar ou retardar o seu surgimento e progressão.

E quais são os fatores de risco associados ao surgimento e piora das varizes:

· Sexo feminino;

· História familiar;

· Gestações;

· Obesidade;

· Trombose;

· Envelhecimento.

Estima-se que até 80% das mulheres terão varizes ao longo da vida. Com tamanha incidência, a chance de surgirem novos vasinhos, mesmo após o tratamento é elevada.

Deixar de trata-las é uma opção? Talvez. Porém, deixando de tratar as varizes, elas aumentam o que gera piora dos sintomas e surge os riscos das complicações, como: edema, erisipelas (infecções bacterianas), dermatite ocre (mancha amarronzada no tornozelo), úlceras venosas, hemorragias e até trombose.

Por se tratar de uma doença crônica, realizar um tratamento de varizes não garante que elas não retornem, mas melhora muito a qualidade de vida e auto estima das pacientes. Além disso, proporciona a mulher a possibilidade de fazer um check-up anual com angiologista e cirurgião vascular, e caso surjam novas varizes realize um tratamento precoce que é mais rápido, mais fácil, mais barato e muito menos doloroso, além de evitar surgirem incômodos ocasionados pela má circulação.

Varizes não são apenas um problema estético.


Previna-se! Divulgue esse post com familiares e amigos!

Venha conferir, marque sua consulta!


E lembre-se! Ame-se, cuide-se! Só assim você poderá cuidar melhor daqueles que te amam!