Tratamentos de Varizes em Brasília

Escleroterapia – aplicação de vasinhos

A escleroterapia é o tratamento para secagem de vasinhos. Utiliza-se medicamentos chamados de esclerosante, que são injetados nos vasinhos através agulhas extremamente finas, com o objetivo de causar a esclerose (morte) dos vasinhos após alguns dias. Para reduzir a sensação de dor durante a escleroterapia, pode-se utilizar desde anestésico tópico, vibração e até a crioescleroterapia em que se utilizada um equipamento que sopra ar a temperaturas de até - 35º C, sobre a pele.

Mas, deve-se estar atento às varizes nutridoras que, em geral, são varizes reticulares (microvasos) que alimentam as telangiectasias. Elas devem ser tratadas em conjunto ou, em alguns casos, antes dos vasinhos, podendo-se utilizar o Laser Transdérmico, Cirurgia e até a Espuma Densa, a fim de ter excelente resultado.

   As veias têm como função realizar o retorno do sangue para o coração. Varizes é uma doença ocasionada pelo fluxo invertido de sangue (fluxo retrógrado) resultando em aumento de pressão dentro da veia (intraluminal).

 

   Com isso, as veias tornam-se dilatadas e tortuosas, podendo ser esverdeadas ou azuis. O calibre é variado desde as mais finas, que são chamadas de telangiectasias, até as varizes mais grossas que são chamadas de colaterais. As varizes podem ocorrer em qualquer região do corpo humano, sendo mais comuns nas pernas, as hemorróidas, varicocele e as varizes pélvicas.

   De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), 37,5% da população brasileira tem varizes e cerca de 80% das mulheres terão varizes ao longo da vida. Além de incômodo estético, as varizes podem causar dor, inchaço e sensação de peso.

   E como ter sucesso no tratamento das varizes?

   Planejamento! Isso mesmo, o melhor tratamento de varizes depende de planejamento. Deve-se realizar um exame físico detalhado, seguido de ecoDoppler venoso e planejamento. Deve-se utilizar diferentes técnicas para tratar vasos diferentes, ou seja, tratar cada tipo de varizes com que há de melhor. Para a maioria das pacientes, utiliza-se 2 ou mais técnicas, focando tanto nos vasos mais superficiais até os vasos nutridores, aumentando-se a efetividade e duração do tratamento.

    Marque sua consulta!

   Confira quais são os procedimentos mais adequados para o tratamento de varizes em Brasília:

 

Laser Transdérmico

O laser é um método não invasivo em que um pulso de luz penetra a pele, sendo absorvido principalmente pelo sangue, elevando a temperatura no interior do vaso, resultando na oclusão das varizes e vasinhos sem danificar a pele.

O tratamento de varizes é rápido e eficaz, podendo ser associado a escleroterapia. A avaliação individualizada é fundamental na escolha do melhor plano de tratamento.

O procedimento é realizado utilizando anestesia pelo jato de ar gelado (até - 35º C) sobre a pele e, em alguns casos, podendo associa-se o anestésico tópico e vibração.  E para aumentar a eficácia do Laser, esse é guiado pela realidade aumentada - veinveiwer.

O número de sessões para o tratamento de varizes depende do tamanho da área a ser tratada e da resposta da paciente ao tratamento. O intervalo entre as sessões é de 10 a 21 dias.

Vantagens de se utilizar o laser para tratamento de varizes:

  • Sem agulhas;

  • Não sangra;

  • Não causa reações alérgicas;

  • Pode substituir a cirurgia convencional;

  • Não é necessário repouso pós procedimento;

  • Menos sessões para eliminar os vasinhos;

  • Sem limitação de atividade física.

 

Espuma Densa guiada por Ultra-som

A espuma densa é destinada a diversos tipos de varizes, desde venulectasias, reticulares, perfurantes, varizes de grosso calibre e em insuficiência de safena. A espuma é produzida pela mistura e agitação de um esclerosante líquido e ar ambiente. É injetada no vaso guiada por ultra-som (EcoDoppler) causando a oclusão da veia. Em alguns casos, pode ser necessário injeções adicionais na mesma região.

As principais vantagens do tratamento de varizes com espuma são:

  • Pode evitar cirurgia;

  • Não há necessidade de repouso;

  • Pode ser utilizada associada a outras técnicas;

  • Pode ser utilizada em alguns pacientes com risco cardíaco proibitivo para cirurgia.

 

Microcirurgia de Varizes

A microcirurgia de varizes é indicada para o tratamento de varizes reticulares ou microvarizes. Dependendo da quantidade de varizes reticulares, a microcirurgia poderá ser realizada apenas com pequena quantidade de anestesia local, anestesia local com sedação e até com bloqueio regional (raquianestesia). Após a anestesia, realizam-se microincisões (aproximadamente 1 mm de diâmetro) no trajeto das veias que são retiradas ou pescadas com a “técnica da agulha de crochê”.

Conheça as vantagens da microcirurgia de varizes:

  • Menos dor no pós-operatório;

  • Efetividade para aquelas varizes nutridoras em que o Laser não está indicado;

  • Retorno precoce às atividades diárias.

 

Cirurgia com Laser Endovenoso ou Cirurgia a Laser

A cirurgia com Laser Endovenoso é uma técnica minimamente invasiva destinada, principalmente, ao tratamento de veia safena insuficiente ou com refluxo. Após anestesia, através de punção venosa guiada por ultrassom, um cateter de fibra óptica é introduzido na veia safena e é disparado um pulso continuo de Laser, aumentando a temperatura local, destruindo as paredes da veia safena.

O tratamento com o Laser Endovenoso da veia safena possui como principais vantagens:

  • Não há corte ou pontos para o tratamento da safena;

  • Menos dor no pós-operatório;

  • Retorno precoce à atividade física;

  • Retorno precoce ao trabalho.

 

Laser para o tratamento de Vasos da face "Vasinhos da Face"

A presença de veias reticulares e telangiectasias "vasinhos" na região do nariz, testa e dos olhos, pode passar a sensação de olheiras e envelhecimento precoce, levando as pacientes a disfarçarem as lesões com maquiagem. Isso tornou-se uma queixa comum no consultório.
Apresenta como principais causas: envelhecimento, hereditariedade, exposição excessiva ao sol, gravidez, uso de anticoncepcional e reposição hormonal.

O tratamento é eficaz e pode ser realizado com a utilização do Laser e/ou Luz pulsada, tomando-se apenas o cuidado da paciente não estar com a pele bronzeada.

As vantagens do laser para tratar veias faciais são:

  • Sem agulha;

  • Não sangra;

  • Não causa reações alérgicas;

  • Não é necessário repouso pós-procedimento;

  • Sem limitação de atividade física.

 
Você gostaria de fazer alguma pergunta sobre varizes ao Doutor?

IACV - Brasília:

Atenção aos cuidados em Angiologia e Saúde Vascular,

Incluindo tratamento de vasos, vasinhos, varizes e trombose, além de exames e cirurgias vasculares.

Marque aqui sua consulta! São mais de 40 planos de saúde, com atendimento de urgência na clínica, ou telemedicina, durante este período de combate ao Covid-19.

E se tiver qualquer dúvida relacionada, comente abaixo, que estamos atentos à ampliar o conhecimento e informação de todos!

Conheça nossos médicos!

Palavras-chave: Clínica de Varizes; Escleroterapia; Tratamento Varizes; Tratamento Varizes com Espuma; Cirurgia Varizes; Médico de Varizes; Tratamento Veias Faciais; Tratamento Vasinhos; Secagem Vasinhos; Clínica de Varizes; Tratamento Varizes a Laser; Cirurgia Varizes a Laser; Tratamento Vasinhos; Aplicação de Varizes; Microcirurgia Varizes.

Contatos

       (61) 3247-0660

       (61) 98301-2422

       iacv@iacv.med.br

     SGAS 614, Ed. Vitrium, Sala 11, L2 Sul, Asa Sul, Brasília DF . CEP 70.200-740

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta - 8h às 18h

Sábados - 8h às 12h

©  2019 IACV . Todos os direitos reservados | Desenvolvido por RedeCMG

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone SoundCloud

Contatos

(61) 3247- 0660

(61) 98301-2422

 

 



iacv@iacv.med.br



SGAS 614, Ed. Vitrium, Conj. C, Sala 11,

L2 Sul, Asa Sul, Brasília DF.

CEP 70.200-740,

Segunda a sexta – 8h às 18h

Sábados - 8h às 12h

 

Você tem alguma pergunta ao Dr.?

Em respeito aos nossos pacientes e pensando na segurança de todos, nós do IACV, oferecemos tanto atendimento presencial, seguindo todas as recomendações sanitárias relacionadas ao Covid, quanto atendimento em telemedicina, como forma de triagem, a critério do paciente.